Conheça os sistemas de ar condicionado em barcos.

Assim como em residências, empresas ou escritórios, o ar condicionado é importante também em embarcações, onde as temperaturas sobem ainda mais rápido. 
Conheça os sistemas de ar condicionado em barcosMas neste caso, além de refrigerar o ambiente, ele também tem a função de retirar a umidade resultante de estar dentro da água.
Assim como nos modelos de conforto residencial, aparelhos eletrônicos são mais procurados para embarcações, pois através do painel, pode informar quando estão com algum problema e também ficar visível a temperatura desejada.

Tipos de sistemas
Visão interna.Os usuários de ares condicionados náuticos podem optar por diversos sistemas, sendo o que contém dutos o mais usual. Aparelhos compactos, como portáteis e até mesmo a marinização de sistemas residenciais é possível, confira:
Embutido / Dutado 
A ideia é de um ar condicionado central, onde há o equipamento na casa de maquinas do barco e através de dutos o ar é distribuído pela embarcação. Este modelo requer uma instalação profissional e pode ser instalado em barcos de qualquer dimensão.
Escotilha / Portátil
O modelo portátil também é conhecido como escotilha. O aparelho é colocado na abertura da escotilha, no teto, da cabine, quando a embarcação está parada e fica guardado no interior do barco quando se está navegando. O problema podem ser as potências, já que não possuem muitas opções, demorando mais para gelar e gastando mais energia em grandes espaços.
Marinização
Usar um sistema residencial, como o Split, por exemplo, é possível. Essa transformação é chamada de sistema off-shore e pode ser aplicada em qualquer capacidade de aparelhos, desde 7.000 até 60.000 BTUs, seja Split, self ou até mesmo janela.
Como saber qual a potência necessária para o seu barco
Navio na África do SulO primeiro aspecto a ser avaliado é o modelo do barco. O isolamento térmico e as características do ambiente devem ser levados em consideração, afinal, se a circulação de ar for grande a potência do aparelho deve ser maior, assim como se a cabine for fechada, o dimensionamento será mais simples e a potência poderá ser menor.
Assim como os ares condicionados tradicionais, antes de adquirir e instalar um sistema de refrigeração no seu barco, você deve observar a quantidade de BTUs necessário. O cálculo é feito da seguinte forma: Multiplicar o comprimento do barco, em pés, por 14. A fórmula para um barco de 30 pés, por exemplo, é 30 X 14, que dá um total de 420 BTUs.
Energia e eficiência
Muitos sistemas e aparelhos são mantidos por geradores, que fornecem energia às instalações. Mas, assim como nos sistemas de ar condicionado veicular, modelos compactos permitem que sejam ligados na bateria da embarcação.
Os barcos com muitas janelas na cabine fazem com que o ar condicionado trabalhe mais. E os barcos com cascos escuros esquentam mais e são mais difíceis de refrescar. Em ambos os casos, os gastos com energia aumentam.
Limpeza
Alguns fabricantes aconselham higienizar e lavar o aparelho (com água doce) a cada 30 dias, evitando que a maresia e até mesmo resíduos comprometam o funcionamento do equipamento. A higienização dos filtros, evitando doenças respiratórias também é fundamental.
Custo
Os preços dos aparelhos variam bastante, dependendo da potência e modelo. Os embutidos são mais caros que os portáteis e necessitam de uma instalação profissional. Os preços variam entre R$ 6 mil e R$ 16 mil.

Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.

Créditos: Web Arcondicionado.
Contato Mega Refrigeração:
Telefone: (62) 3291-7005
Whatsapp: (62) 9154-9334

Comentários

Postagens mais visitadas