Estudo mostra que água do mar do Caribe pode ser usada em sistema de ar condicionado

Um estudo realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, o CAF, descobriu que a água fria do fundo do mar do Caribe pode ser bombeada para ser usada como energia limpa para ar condicionado. 

Montego Bay na JamaicaO estudo foi feito em oito locais, em quatro ilhas do Caribe e descobriu que, o método é viável em Montego Bay, a Jamaica e em Puerto Plata, na República Dominicana.
“Estas iniciativas representam um importante passo no sentido de encontrar novas maneiras de atender às necessidades da população Caribenha de uma maneira auto-suficiente e sustentável que respeite o meio ambiente”, disse o especialista em energia, Alvaro Atilano.
O sistema e relativamente simples, e envolve a instalação de um oleoduto que atinja o fundo do mar, onde a temperatura da água é de cerca de 5ºC.  A partir daí a água é bombeada para a superfície de arrefecimento do sistema de ar condicionado.
Segundo o CAF, atualmente 100% da energia elétrica gerada no Caribe vem de combustíveis fósseis, que geram maiores níveis de emissões de dióxido de carbono. E com este método de geração de energia limpa, será possível abastecer milhares de sistemas centrais de ar condicionado.


Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? 
Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.



Créditos: Web Arcondicionado.


Contato Mega Refrigeração:

Telefone: (62) 3291-7005
Whatsapp: (62) 9154-9334

Comentários

Postagens mais visitadas