Maior torre de energia solar do mundo está sendo construída

Uma torre de energia solar de 240 metros de altura está sendo construída no Sul de Israel, no meio do deserto de Naguev. 
Foto: Divulgação_Bright_Source_EnergymAshalim será a maior CSP (Concentrated Solar Power, ou em livre tradução, Central de Energia Solar) do mundo. O projeto é da israelita Megalim Solar Power e foi idealizado em 2013. O objetivo da empresa é que a construção esteja pronta até o final de 2017, a um custo de cerca de 694 milhões de euros.
A empresa acredita que seja possível gerar 300 MW de energia, 2% de toda a capacidade de produção do País, abastecendo milhares de pessoas e evitando a emissão de 110 mil toneladas de CO2 por ano.
Esse projeto faz parte do compromisso de Israel, que prometeu que até 2020, 10% da energia produzida no País virá de fontes renováveis. A própria Megalim financiará, com recursos próprios a construção, mas o governo israelense prometeu comprar a energia que for produzida por um valor acima do mercado. Ou seja, ela será efetivamente subsidiada.

Como a maior torre de energia solar do mundo vai funcionar

A torre não vai gerar energia diretamente, como os painéis solares fotovoltaicos. Ela vai funcionar com a tecnologia CSP, que utilizará cerca de 50 mil heliostats (aparelhos que funcionam como um espelho para refletir a luz solar).
Foto: Divulgação_Bright_Source_EnergymOs heliostats serão instalados em uma área com mais de 3 km² e serão controlados por computadores. Eles vão concentrar a luz do sol em encanamentos, onde uma mistura de água com sal fundido será aquecida e formará um vapor. O vapor, por sua vez, irá acionar as turbinas e os geradores de eletricidade.
As usinas funcionarão 24 horas por dia, mesmo em dias nublados, pois o calor será estocado através de uma inovadora tecnologia de armazenamento térmico.

Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? 

Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.

Créditos: Web Arcondicionado.

Comentários

Postagens mais visitadas