Ar-condicionado termoelétrico é desenvolvido por estudantes na Índia

Já pensou em utilizar um ar-condicionado termoelétrico, que entre seus benefícios utiliza o calor para funcionar? Será que isso existe? 
A notícia de hoje é que alunas do último semestre da PDA College of Engineering, em Karnataka, na Índia, criaram um ar-condicionado desses, à base de energia fotovoltaica, que pode funcionar como um refrigerador ou também como um micro-ondas.
Bhavana, G. M. Supriya, Geeta e Shivasharanappa colocaram em prática a ideia como parte do seu último projeto da faculdade de Eletrônica, sob a orientação do professor Ravi Yalwarkar. As estudantes contaram ao jornal indiano The Hindu que embora a teoria utilizada já estivesse disponível para ser aplicada no desenvolvimento de aparelhos de ar condicionado termoelétricos, foi a primeira vez que um protótipo como esse foi configurado.
Elas disseram ainda que o modelo pode ser algo revolucionário, acrescentando que a unidade criada é alimentada por painéis solares e um banco de baterias de acompanhamento. A refrigeração produzida pelo aparelho é baseada no efeito de Peltier, que possibilita gerar eletricidade através do calor sem qualquer compressor, válvula de expansão, condensador ou algo do gênero.
Amigo do meio ambiente
Além disso, o ar-condicionado termoelétrico não prejudica o meio ambiente por utilizar painéis fotovoltaicos, dispensando o uso de fluidos e peças em movimento e utilizando elétrons para trabalhar com o calor.
Segundo as alunas, o equipamento criado ainda pode ser um grande aliado em aplicações médicas e experimentos científicos, por oferecer um controle de temperatura de alta precisão sem a necessidade de fontes de energia tradicionais

Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? 
Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.


Créditos: Web Arcondicionado.

Comentários

Postagens mais visitadas