Economia de energia com o ar-condicionado: novo sistema é criado em SC

Economia de energia com o ar-condicionado: novo sistema é criado em SCProfessor e alunos do curso técnico em Mecatrônica, do campus de Criciúma, do Instituto Federal Santa Catarina (Ifsc), criaram um sistema eletrônico automatizado para controlar o ar-condicionado, reduzindo o consumo de energia e otimizando o conforto térmico dos usuários.
A ideia do projeto surgiu após uma pesquisa desenvolvida pelo professor Adilson Jair Cardoso e pelos alunos Felipe Bez Fontana, Gabriel Gaspar Andrade e Giovanni Berti. O estudo levou cerca de dois anos e para conseguirem produzir comercialmente, eles lançaram uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria.
“Criamos um dispositivo eletrônico que controla os aparelhos de ar-condicionado com vistas ao conforto térmico, bem-estar de trabalhadores e economia de energia, o que favorece a sustentabilidade. Em nossas pesquisas, verificamos que a economia de energia pode ser de até 20% em determinados casos”, explica Adilson.

Sobre o produto

Para lançar o produto, um sistema que controla remotamente os aparelhos de ar-condicionado de um prédio, Adilson e Felipe criaram uma startup, a EcoAr, que está vinculada, desde março, à incubadora InSite.
O aparelho é pequeno, de fácil instalação e pode ser controlado pela internet. Entre suas funções, ele consegue programar limites mínimos e máximos da temperatura do ar-condicionado, de acordo com as necessidades do ambiente. Assim ele opera sempre com o mínimo consumo de energia possível. O sistema permite também ao usuário programar os dias e horários desejados para ligar e desligar o ar-condicionado automaticamente.

Sobre a campanha

Quando o sistema foi divulgado, no final de 2015, várias empresas interessadas no sistema entraram em contado com a EcoAr, então eles decidiram vender o produto. “Depois da divulgação, fomos procurados por empresas e investidores de várias partes do Brasil. Esse interesse nos levou a planejar o desenvolvimento do sistema para comercialização”, afirma o professor.
A campanha foi lançada no dia 20 de setembro no site Benfeitoria, uma plataforma de financiamento coletivo que incentiva projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental. A meta mínima é arrecadar R$20 mil para fabricar as peças, melhorar o software e investir na divulgação. Já se for atingida a meta máxima, que é de R$45 mil, a startup irá buscar a certificação do sistema junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os idealizadores querem aproveitar a campanha para divulgar o produto para clientes em potencial. Segundo eles, a partir de determinado valor, o usuário terá preferência na compra e poderá avaliar o sistema.

Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.

Créditos: Web Arcondicionado.

Comentários

Postagens mais visitadas