Entenda como funciona o sistema de refrigeração e climatização


Nesse post, iremos abordar a refrigeração e a climatização de ambientes. Esses dois conceitos caminham juntos, pois possuem características semelhantes. Veremos aonde eles se coincidem e como funciona o processo.
Climatização e Refrigeração: Iguais ou diferentes?
Estes dois sistemas, seja climatização ou refrigeração, possuem funções semelhantes: o resfriamento de determinada área.
E é por isso que estamos abordando os dois assuntos nesse mesmo post.
  
Climatização é a ação de manter a temperatura de certo ambiente aos seres presentes no local. Refrigeração, por sua vez, é a ação de resfriar artificialmente certo ambiente para evitar a degradação de alimentos ou para viabilização de processos
     Como você pode perceber os dois conceitos são parecidos, mas não iguais. Porem, ambos utilizam o mesmo processo para resfriar o ambiente, como veremos a seguir.

Como funciona?

     Vamos entender passo-a-passo como esse processo funciona.
  1. O fluido refrigerante entra no compressor em forma de vapor e é comprimido.
  2. Logo após, ele sai superaquecido em direção ao condensador.
  3. O condensador transfere parte do calor para o meio externo, ocorrendo assim um resfriamento imediato. Nesse momento, passa para o estado líquido e vai para a válvula de expansão.
  4. A válvula faz com que a pressão também caia imediatamente, causando então uma evaporação parcial e resfriando o ar. Essa mistura (líquido + vapor frio) é impulsionada ao evaporador passando pelos ventiladores que, por sua vez, devolvem o vapor para o compressor, reiniciando o ciclo novamente.
A partir de 21’14”, podemos ver esse processo sendo explicado no vídeo abaixo:


     É interessante ressaltar que estes conceitos são de extrema importância para o conceito de refrigeração.

Conhecendo a função dos componentes

     Para entender melhor este processo, vamos ver o que são cada um desses componentes:

Compressor: Tem a importante função de comprimir o fluído refrigerante e elevar sua pressão, fazendo com que o mesmo circule por toda a unidade. Para que isso ocorra, é necessário que o fluido entre no estado gasoso para que possa ser comprimido e sair no estado líquido.

Evaporador: Transfere o calor do ambiente interno para o fluído refrigerante.

Fluido refrigerante: Sua função é absorver o calor do ambiente interno para liberar no ambiente externo pelo condensador. É de suma importância, pois passa por diversos processos termodinâmicos no sistema de refrigeração.

Condensador: Faz a transferência do calor do fluído refrigerante para o ambiente externo.

Válvula de expansão: É a etapa aonde ocorre uma perda de pressão brusca do fluido refrigerante.

Concluindo

     Como podemos perceber, o processo de refrigeração e climatização é igual. O que difere um do outro é a sua aplicação. Até a próxima!



Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.

Até a próxima!



    


Comentários

Postagens mais visitadas