Por que armazenar sementes em câmaras de resfriamento?


     O agronegócio é um dos principais segmentos de nossa economia, responsável por mais de ¼ de nosso Produto Interno Bruto e para chegar a esse nível, durante anos os produtores investiram no desenvolvimento e na aplicação das melhores práticas.
     É preciso o máximo esforço para reduzir perdas e alcançar os melhores resultados.
     Na produção de grãos, os cuidados devem ocorrer mesmo antes à germinação, no processo de escolha e preparo das melhores sementes.


Câmara de resfriamento para sementes

     O armazenamento de sementes é um processo de fundamental importância para se alcançar o resultado esperado de uma colheita.
     É preciso que de todas as sementes plantadas, ao menos 80% alcancem o estado de germinação, caso contrário, o produtor incorre grandes riscos de arcar com severos prejuízos, prejudicando a manutenção de sua propriedade.
     O armazenamento de sementes visa manter a qualidade de seus componentes, bem como a genética das plantas, desde o ponto de maturação fisiológica até a semeadura, o que se torna um diferencial competitivo.
     Existem diferentes processos de armazenamento que deverão ser adotados de acordo com os espécimes cultivados.
     No momento de realizar a conservação através do controle de temperatura, contudo, a câmara de resfriamento se mostra a melhor solução.
     Através delas é possível manter as sementes conservadas e em estágio ideal para o plantio por um maior período de tempo.
     Ao realizar o controle da temperatura, o equipamento é capaz de retardar a proliferação microbiológica nas sementes.
     É importante, contudo, que no momento da instalação do equipamento, a opção recaia sobre a câmara fria e seca. A câmara frigorífica comum provoca acúmulo de água nas sementes, o que afeta a capacidade de germinação. 
     Sendo assim, podemos dizer que a câmara de resfriamento utilizado pelo agronegócio é um equipamento complexo.
     Trabalhando uma margem de erro mínima, o projeto precisa ser planejado e executado com o máximo cuidado.
     É preciso estar atento à ventilação, umidade interna, vedação, capacidade de carga e um rígido controle de temperatura, e, para que todos esses fatores estejam adequados e trabalhando a favor das suas sementes, sem sustos, soluções automatizadas são ideais.
     Através das soluções de resfriamento, sua propriedade será capaz de realizar o melhor armazenamento de sementes e com isso, seu percentual de semeadura aumentará, favorecendo os números de sua colheita, com a mínima perda.
     A tecnologia é uma poderosa aliada do agronegócio. Invista na solução certa e conquiste os melhores resultados.



Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.


Até a próxima!

Créditos: Frigocenter

Comentários

Postagens mais visitadas