Supermercado paulista adota HFO em nova loja


       O Supermercado Jaú Serve, rede varejista com 35 lojas no estado de São Paulo, escolheu o fluido refrigerante Opteon XP40 (R-449A) para usar no sistema de refrigeração de sua nova unidade em Lençóis Paulista.
     Com 7,2 mil metros quadrados de área construída, esta loja é a maior da rede na cidade e conta com mais de 13 mil produtos, distribuídos nas seções de mercearia, carnes, frios e laticínios, hortifruti, adega, padaria, confeitaria, pizzaria, rotisseria, restaurante, lanchonete e floricultura.
     Em parceria com a Chemours, o varejista deu um passo importante em direção à sustentabilidade, ao eleger as soluções de baixo impacto ambiental da linha Opteon, ressalta o comunicado distribuído à imprensa.pela indústria química norte-americana.
     Entre os produtos mais utilizados no varejo no Brasil estão os fluidos R-22, que degrada a camada de ozônio e ainda tem potencial de aquecimento global (GWP, em inglês), e o R- 404A, que apresenta altíssimo GWP.
     Em decorrência das mudanças climáticas, a redução das emissões de gases de efeito estufa tem sido pauta de grandes debates internacionais. Inclusive, já existem regulamentações na Europa e nos EUA que limitam o uso de fluidos utilizados pela indústria de refrigeração de acordo com seu GWP.
     Nesse cenário, a linha de fluidos refrigerantes à base de hidrofluorolefinas (HFOs) apresenta características ambientais superiores, pois não degrada a camada de ozônio e proporciona significativa redução de GWP, além de ótimo desempenho na refrigeração.
     Na nova loja do Jaú Serve, o R-449A foi utilizado em dois racks de refrigeração: um de congelados, composto por dois compressores Bitzer Octagon; e outro de resfriados, composto por três compressores Bitzer modelo 4GE.

     Por sinal, diversos compressores da indústria alemã e de outros fabricantes já estão homologados para a operação com os fluidos refrigerantes da linha Opteon.


      Segundo o diretor de operações do Supermercado Jaú, Odirlei Salustiano, a escolha pelo Opteon XP40 foi resultado da busca por maior desempenho termodinâmico e sustentabilidade.
     “Buscamos as melhores práticas de refrigeração no mercado. A utilização deste fluido à base de HFO é vantajosa do ponto de vista energético e também operacional, pois o ele pode ser aplicado sem necessidade de adaptações em projetos originalmente desenhados para operar com R-404A”, explica Salustiano.
     De acordo com o gerente de negócios da área de fluorquímicos da Chemours no Brasil, Renato Cesquini, o mercado está cada vez mais atento às novas tecnologias.
     “A escolha por alternativas sustentáveis e que agreguem eficiência energética à operação já é uma realidade no Brasil. Toda indústria está mobilizada neste sentido, e os fabricantes de compressores e projetistas de sistemas de refrigeração já estão preparados para fornecer soluções com fluidos sustentáveis como os da linha Opteon”, avalia.


Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.

Até a próxima!

Créditos: Blog do frio

Comentários

Postagens mais visitadas