Produção de ar-condicionado portátil está em debate na Zona Franca de Manaus
A Zona Franca de Manaus quer um PPB (Processo Produtivo Básico) de aparelhos de ar condicionado portáteis ainda este ano.
O Amazonas é o único lugar no mundo, além da Ásia, que produz ar-condicionado. São dois segmentos fabricados lá, os Split e os aparelhos de janela. São 4 milhões de unidades produzidas por ano, que geram aproximadamente 15 mil empregos diretos e indiretos.
De acordo com o vice-presidente de relações institucionais da Whirlpool, Armando Ennes do Vale, os de janela são fabricados totalmente em Manaus e os Splits possuem um PPB em vigor, com três fases e verticalização prevista para encerrar em 2017. Apenas o modelo portátil ainda não pode ser produzido em Manaus.
Os órgãos ligados ao Polo Industrial de Manaus (PIM), estão em debate com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o objetivo de receber esta liberação para produzir aparelhos portáteis, e assim, gerar mais empregos. A ideia é que a produção comece a partir de julho de 2015.
Mas para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus (SIMMMEM), Athaydes Mariano, é necessário um prazo maior, pois essa mudança poderia causar dificuldades para as fábricas que já existem. “Estamos concentrando as maiores produtoras de ar-condicionado do País. Mas uma mudança brusca não seria boa”, explicou ele.
Representantes da Federação das Indústrias do Estado Amazonas (Fieam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), entre outros ligados diretamente à Zona Franca de Manaus estão discutindo o assunto em reuniões semanais.
Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail?
Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.
Créditos: Web Arcondiconado.
Contato Mega Refrigeração:Telefone: (62) 3291-7005Whatsapp: (62) 9154-9334E-mail: megagyn@terra.com.brSite: www.megarefrigeracao.com.brFacebook: www.facebook.com/MegaRefrigeracao
Comentários
Postar um comentário