Sistema de ar condicionado com cubos de gelo economiza energia

Você já chegou a pensar em um tipo diferente de condicionador de ar que pode carregar durante a noite para ajudar os usuários a economizar dinheiro e as empresas a evitar apagões?
A CALMAC, empresa americana que desenvolve sistemas de ar condicionado, colocou em prática essa ideia por meio do armazenamento de gelo. O caminho para isso consiste em congelar a água durante a madrugada – quando a energia é abundante – e usar esse gelo armazenado para refrigerar edifícios durante todo o dia.
Como funciona
Resumindo, o processo começa por meio de uma solução de glicol em um chiller. O líquido resfriado em seguida passa por tubos em um tanque de água, congelando o seu conteúdo durante um período de 6 a 12 horas em cubos. Embora a formação de cubos de gelo, a água no estado líquido é mantida circulando livremente.
Durante o dia, a solução de glicol circula através dos tanques de armazenamento de gelo para entregar a energia armazenada. Nesse momento, o glicol frio é entregue na temperatura apropriada para a bobina de arrefecimento de um sistema de ar condicionado.
Por fim, um ventilador sopra o ar fresco em um duto de ar, refrigerando o ambiente. Veja a imagem:
Sustentabilidade e economia
O sistema criado pela CALMAC se destina a cortar o uso de pico de eletricidade de grandes construções, como explica o CEO da empresa, Mark MacCracken. “O sistema utiliza apenas de 30% a 40% do pico de eletricidade em um dia quente de verão”, justifica, lembrando que durante a estação o uso de energia cresce devido à alta demanda do ar-condicionado. “É a maneira mais rentável e eficiente para usar elétrons durante a noite e criar a refrigeração para ser colocada em prática durante o dia”, acrescentou.
A solução é avaliada como ideal para os Estados Unidos, campeão no consumo de energia quando o assunto é ar-condicionado.
O que você achou da ideia?

Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? 
Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.

Créditos: Web Arcondicionado.

Comentários

Postagens mais visitadas