Falta de limpeza de ar condicionado pode gerar multa
O ar condicionado é um grande aliado nos períodos quentes e também nos frios. Mas é preciso tomar cuidado para que esse equipamento cada vez mais utilizado para climatizar ambientes, não se torne um grande vilão para a nossa saúde.
Uma bactéria bem conhecida, a Legionella, por exemplo, pode levar pessoas a óbito, como o Ministro Sergio Mota, que na época de seu falecimento havia sido constatado como causa um agravamento pulmonar, ocasionado pela exposição ao ar condicionado do hospital que não passava por manutenção e higienização há muito tempo, e que por conseqüência acabou se tornando um grande hospedeiro da Legionella.
O caso mais recente com esta bactéria aconteceu em Nova York, em 2015, quando um surto levou 10 pessoas a óbito e mais de 100 foram diagnosticadas e internadas. Após análise, descobriram que 10 edifícios com torre de resfriamento para o sistema de ar condicionado estavam contaminados, entre eles alguns hotéis.
No Brasil, existem leis rígidas, uma portaria criada em 1998 pelo Ministro José Serra, na época Ministro da Saúde, a Portaria 3523/98, prevê que todo estabelecimento comercial com capacidade mínima de 60.000 btus, tenha o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), que tem como objetivo garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados.
Passados 18 anos da Portaria, no dia 15 de Junho de 2016, o ex-ministro da Saúde e atual ministro das Relações, José Serra, foi homenageado pela criação de tão importante instrumento, que ao longo desses anos foi aprimorado e hoje é uma referencia mundial no combate a Legionella.
O PMOC é um documento que comprova que o sistema de ar condicionado de uma empresa mantém uma manutenção dentro dos rigores da Portaria 3523 e da Lei. Cada vez mais empresas tem se preocupado em manter esse controle, primeiramente porque a multa em caso de infração pode chegar a R$ 200.000,00 e depois, porque o funcionário ou cliente, exposto a um ambiente climatizado com ar contaminado, pode ir a óbito se a empresa não tomar os devidos cuidados.
O PMOC também está relacionado à eficiência energética das empresas, que podem consumir até 40% a mais, de energia elétrica, com impactos diretos ao meio ambiente e também para o seu bolso.
Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.
Créditos: O debate.
Comentários
Postar um comentário