Como funciona um túnel de congelamento espiral ou helicoidal


     O túnel de congelamento espiral ou helicoidal é indicado especialmente a empresas de grande porte. Esse equipamento de refrigeração industrial visa uma maior capacidade produtiva.
     Para indústrias de pequeno e médio porte, que necessitam de menor capacidade, existe o túnel de congelamento rápido, o qual já falamos anteriormente.
     Agora é momento de falar como o túnel de congelamento espiral ou helicoidal funciona.

Túnel de congelamento espiral: a solução para médias e grandes empresas

     Os túneis de congelamento são equipamentos dedicados ao congelamento rápido de diferentes produtos.
     Utilizado especialmente pela indústria alimentícia, tem por objetivo conservar as propriedades dos alimentos, a fim de aumentar sua vida útil.
     O túnel de congelamento espiral é uma solução indicada para produtores com necessidades de congelamento a partir de 600kg/h.
     Os projetos são adaptados individualmente, de acordo com as características, bem como a adequação ao layout de produção de cada instalação, inclusive o ajuste no tempo de congelamento correto para cada tipo de produto e o sistema de segurança são personalizados.
     Entre os produtos melhor atendidos por esse equipamento e que necessitam de congelamento IQF se destacam:
  • Carnes industrializadas (hambúrgueres, pré-fritos e empanados);
  • Cortes de aves, suínos e bovinos;
  • Filé de peixe;
  • Camarões;
  • Pães;
  • Salgados.
     A tecnologia IQF, que significa Individually Quick Frozen, ou congelamento rápido individual, como o próprio nome diz, congela individualmente cada pedaço do alimento.
     Esse procedimento facilita o manuseio do produto, além de permitir descongelar e consumir apenas o necessário.
     Assim, evita-se o desperdício, mantendo a qualidade do alimento por mais tempo, bem como permite a redução significativa das perdas relacionadas à desidratação dos produtos.
     A concepção helicoidal cumpre um papel importante não apenas nos efeitos produzidos, mas também por exigir menor espaço na implementação.
     As esteiras levam os produtos à câmara e os transportam por toda espiral enquanto sofrem os efeitos das baixas temperaturas, essas, por sua vez, são possíveis graças à instalação de evaporadores de grande porte e um fluxo otimizado de ar, responsáveis pela troca térmica.
     Através deles é possível conquistar uma temperatura homogênea durante todo o processo e, assim, alcançar o ponto de congelamento esperado de forma rápida e com economia.
     Vale ressaltar ainda que todo o processo é controlado através de painéis eletrônicos com design de fácil entendimento. Assim, os responsáveis pela área são capazes de monitorar todos os procedimentos em tempo real.
     Com isso, em caso de problemas, é possível encontrar soluções rápidas, importantes para reduzir o risco de prejuízos.
     É possível também adicionar ao equipamento componentes que facilitem sua higienização e aprimorem o aspecto de produtos, além de evitar acúmulo de cristais.

     Pesquise e entenda sua necessidade para fazer a melhor escolha de túnel de congelamento e obter a melhor experiência à empresa.


Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.


Até a próxima!
Créditos: Frigo Center

Comentários

Postagens mais visitadas