Causas e consequências da presença de umidade num sistema frigorífico


     A presença de umidade em sistemas frigoríficos “SISTEMA FECHADO” provoca importantes defeitos, causando corrosão de compressores, evaporadores e válvulas e queima de compressores, inclusive fugas e obstrução de válvulas, filtros e tubulações. A umidade em um sistema de refrigeração é encontrada no refrigerante no estado vapor, na fase líquida do refrigerante como também emulsionada no óleo lubrificante. Ela é deslocada pelo compressor através do arraste do fluído refrigerante.

     A umidade concentrada no lado de baixa pressão acarretará como consequência a obstrução do tubo capilar ou da válvula de expansão. Misturada com o óleo, se acomodará em vãos entre elementos mecânicos, como por exemplo, na união entre duas tubulações, em conexões de componentes ou abaixo de uma união por solda.
     A água, por ser o único elemento da natureza que ao congelar (solidificação) sofre aumento de volume (redução de densidade), se aprisionada, poderá promover deformações, deslocamentos, movimentos, desconexões e estiramento de materiais, chegando até a causar rompimentos e provocando trincas e fugas, principalmente pela característica de todo processo frigorífico ser cíclico e, portanto, cumulativo.
     Devido aos efeitos indesejados provocados pela presença de umidade em sistemas frigoríficos, deve-se lançar mão das boas práticas em refrigeração desde o projeto, incluindo desumidificadores eficazes e indicadores de umidade, bem como boas práticas no processo de instalação, assegurando a total isenção de umidade.
     O óleo lubrificante combinado com a umidade poderá sofrer decomposição e a formação de ácidos induzindo a importantes processos de corrosão. Atenção especial deve ser dispensada ao seu manuseio e armazenamento.

Detectando a presença de umidade num sistema frigorífico
Detecção e remoção da umidade ao término da montagem
     Para detecção e remoção da umidade, principalmente em instalações grandes com montagem de duração de vários dias, aconselha-se a “lavagem do sistema” com nitrogênio (N2). Recomenda-se, por exemplo, o procedimento de “lavagem do sistema” abaixo descrito, dentre vários válidos:
     • Fixe duas tomadas para acoplamento de mangueira em qualquer lugar da rede de tubulações, uma antes e outra depois de um registro de serviço. Este registro deve ser mantido na posição ”fechada” e todos os demais obturadores de linha como solenoides, válvulas e obturadores de fluxo deverão ser mantidos na posição “aberta”.
     • Ajuste o regulador de pressão de Nitrogênio à baixíssima vazão introduzindo NITROGÊNIO por uma das mangueiras, promovendo escoamento muito leve para a atmosfera pela outra tomada citada. À essa saída acoplase um visor de líquido com indicador de umidade seguido de válvula de retenção (CHV-X 15 ou similar). Manter o escoamento continuado durante um período mínimo de 12 h. Ao fim desse período verifica-se a cor do visor. Caso não indique ausência de umidade, prossiga com o procedimento até indicação de seco do visor.
Detecção e remoção da umidade num sistema frigorífico em operação
     Um dos meios de se detectar a presença de umidade num sistema é através da análise do óleo lubrificante do compressor. Deve-se retirar uma amostra de óleo e enviá-lo a um laboratório especializado em análise de óleo. A quantidade de umidade contida no óleo não deverá exceder 50 ppm (partes por milhão).
Causas da umidade num sistema frigorífico
     A principal causa ou fonte de contaminação por umidade é representada pelo ar introduzido no sistema pela abertura da instalação para manutenção ou durante sua montagem. Outra forma de introdução de umidade no sistema são os óleos refrigerantes inadequadamente estocados, manuseados e usados como substituição do óleo do compressor. Isso poderá ser evitado seguindo-se as recomendações dos fabricantes de compressores em relação à utilização correta do óleo ao realizar sua troca periódica ou para reposição de perdas.
     Sem métodos apropriados de evacuação e desidratação do sistema frigorífico, quantidade suficiente de água para induzir a corrosão e acelerar a formação de outras formas de contaminação descritas anteriormente, poderá permanecer nas linhas de refrigerante. Além da análise da quantidade de água contida no óleo, a umidade também poderá ser detectada pelo emprego de visor de líquido com indicador de umidade, instalado na linha de líquido.
Remoção da umidade do refrigerante
     Desumidificação do refrigerante – Em situações nas quais o fluido frigorífico está contaminado por umidade, após identificadas as suas causas, como orientação, pode-se considerar dois processos: a desumidificacão do sistema através da substituição dos filtros secadores e, o outro, através da retirada do refrigerante com posterior descontaminação do sistema seguindo da recarga.
     1- O primeiro, implica na substituição do óleo do compressor e a desumidificacão do sistema se faz através da substituição dos filtros secadores até que se atinja o nível aceitável de pureza, indicado no visor de líquido.
     2- O segundo, é através da retirada do refrigerante e do óleo do sistema, seguido pelo procedimento de desumidificação do sistema, para posterior recarga de óleo e de refrigerante. O recolhimento pode ser realizado nas fases líquida ou gasosa. O refrigerante recolhido, dependendo das suas condições, pode ser tratado (reciclado ou regenerado) para posterior reutilização ou segregado para posterior descarte. Recomenda-se, também neste caso, que sejam utilizados filtros secadores e monitoramento da umidade através do visor de líquido.



Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.


Até a próxima!


Créditos: Mipal | www.mipal.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas