Causas e consequências da presença de umidade num sistema frigorífico
A presença
de umidade em sistemas frigoríficos “SISTEMA FECHADO” provoca importantes
defeitos, causando corrosão de compressores, evaporadores e válvulas e queima
de compressores, inclusive fugas e obstrução de válvulas, filtros e tubulações.
A umidade em um sistema de refrigeração é encontrada no refrigerante no estado
vapor, na fase líquida do refrigerante como também emulsionada no óleo
lubrificante. Ela é deslocada pelo compressor através do arraste do fluído
refrigerante.
A umidade
concentrada no lado de baixa pressão acarretará como consequência a obstrução
do tubo capilar ou da válvula de expansão. Misturada com o óleo, se acomodará
em vãos entre elementos mecânicos, como por exemplo, na união entre duas
tubulações, em conexões de componentes ou abaixo de uma união por solda.
A água, por
ser o único elemento da natureza que ao congelar (solidificação) sofre aumento
de volume (redução de densidade), se aprisionada, poderá promover deformações,
deslocamentos, movimentos, desconexões e estiramento de materiais, chegando até
a causar rompimentos e provocando trincas e fugas, principalmente pela
característica de todo processo frigorífico ser cíclico e, portanto, cumulativo.
Devido aos
efeitos indesejados provocados pela presença de umidade em sistemas
frigoríficos, deve-se lançar mão das boas práticas em refrigeração desde o
projeto, incluindo desumidificadores eficazes e indicadores de umidade, bem
como boas práticas no processo de instalação, assegurando a total isenção de
umidade.
O óleo
lubrificante combinado com a umidade poderá sofrer decomposição e a formação de
ácidos induzindo a importantes processos de corrosão. Atenção especial deve ser
dispensada ao seu manuseio e armazenamento.
Detectando a
presença de umidade num sistema frigorífico
Detecção e remoção da umidade ao término da montagem
Para
detecção e remoção da umidade, principalmente em instalações grandes com
montagem de duração de vários dias, aconselha-se a “lavagem do sistema” com
nitrogênio (N2). Recomenda-se, por exemplo, o procedimento de “lavagem do
sistema” abaixo descrito, dentre vários válidos:
• Fixe duas
tomadas para acoplamento de mangueira em qualquer lugar da rede de tubulações,
uma antes e outra depois de um registro de serviço. Este registro deve ser
mantido na posição ”fechada” e todos os demais obturadores de linha como
solenoides, válvulas e obturadores de fluxo deverão ser mantidos na posição
“aberta”.
• Ajuste o
regulador de pressão de Nitrogênio à baixíssima vazão introduzindo NITROGÊNIO
por uma das mangueiras, promovendo escoamento muito leve para a atmosfera pela
outra tomada citada. À essa saída acoplase um visor de líquido com indicador de
umidade seguido de válvula de retenção (CHV-X 15 ou similar). Manter o
escoamento continuado durante um período mínimo de 12 h. Ao fim desse período
verifica-se a cor do visor. Caso não indique ausência de umidade, prossiga com
o procedimento até indicação de seco do visor.
Detecção e remoção da umidade num sistema frigorífico
em operação
Um dos
meios de se detectar a presença de umidade num sistema é através da análise do
óleo lubrificante do compressor. Deve-se retirar uma amostra de óleo e enviá-lo
a um laboratório especializado em análise de óleo. A quantidade de umidade
contida no óleo não deverá exceder 50 ppm (partes por milhão).
Causas da umidade num sistema frigorífico
A principal
causa ou fonte de contaminação por umidade é representada pelo ar introduzido
no sistema pela abertura da instalação para manutenção ou durante sua montagem.
Outra forma de introdução de umidade no sistema são os óleos refrigerantes
inadequadamente estocados, manuseados e usados como substituição do óleo do
compressor. Isso poderá ser evitado seguindo-se as recomendações dos
fabricantes de compressores em relação à utilização correta do óleo ao realizar
sua troca periódica ou para reposição de perdas.
Sem métodos
apropriados de evacuação e desidratação do sistema frigorífico, quantidade
suficiente de água para induzir a corrosão e acelerar a formação de outras
formas de contaminação descritas anteriormente, poderá permanecer nas linhas de
refrigerante. Além da análise da quantidade de água contida no óleo, a umidade
também poderá ser detectada pelo emprego de visor de líquido com indicador de
umidade, instalado na linha de líquido.
Remoção da umidade do refrigerante
Desumidificação do refrigerante – Em situações nas quais o fluido
frigorífico está contaminado por umidade, após identificadas as suas causas,
como orientação, pode-se considerar dois processos: a desumidificacão do
sistema através da substituição dos filtros secadores e, o outro, através da
retirada do refrigerante com posterior descontaminação do sistema seguindo da
recarga.
1- O
primeiro, implica na substituição do óleo do compressor e a desumidificacão do
sistema se faz através da substituição dos filtros secadores até que se atinja
o nível aceitável de pureza, indicado no visor de líquido.
2- O segundo,
é através da retirada do refrigerante e do óleo do sistema, seguido pelo
procedimento de desumidificação do sistema, para posterior recarga de óleo e de
refrigerante. O recolhimento pode ser realizado nas fases líquida ou gasosa. O
refrigerante recolhido, dependendo das suas condições, pode ser tratado
(reciclado ou regenerado) para posterior reutilização ou segregado para
posterior descarte. Recomenda-se, também neste caso, que sejam utilizados
filtros secadores e monitoramento da umidade através do visor de líquido.
Gostou deste
artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre
Refrigeração.
Até a próxima!
Créditos: Mipal | www.mipal.com.br
Comentários
Postar um comentário