Software facilita gestão de equipes de técnicos em climatização
O mercado de climatização no Brasil é um
dos maiores do mundo, com faturamento de mais de R$ 32 bilhões por ano. Somos o
terceiro maior mercado consumidor de ar-condicionado do modelo de janela, atrás
apenas dos Estados Unidos e Índia.
Além disso, o Brasil está em nono lugar no
uso do modelo split no ranking mundial. Apenas em 2017, 2,49 milhões de
unidades do modelo split foram vendidas no Brasil. Já o ar-condicionado de
janela teve 316 mil unidades vendidas também ano passado, segundo a Associação
Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Por ter uma alta demanda devido ao
mercado, pequenas e médias empresas prestadoras de serviços com equipes
externas direcionadas à climatização como instalações, reparos, limpezas e
manutenções dos aparelhos podem otimizar o trabalho e aumentar a produtividade.
A Field Control, startup de
tecnologia, desenvolveu dois módulos que facilitam os profissionais que atuam
na área. Um aplicativo para os técnicos e um sistema web para o gestor que
atuam de forma integrada e realizam um melhor tráfego de informações para
atender todas as demandas de acordo com as ordens de serviço abertas no dia.
O aplicativo instalado nos smarthphones
dos técnicos recebe as ordens de serviços, indica o melhor caminho entre as
chamadas, tem o check-list dos serviços realizados para preenchimento e campo
para anexação de fotos, quando necessário. Além disso, a assinatura do cliente
é colhida no celular, o que livra o técnico que utilizar pranchetas e blocos de
ordem de serviço.
A comunicação com o gestor, caso tenha
alguma dificuldade ou necessite de um tempo maior do que o programado para o
atendimento daquela visita, é feita pelo próprio app. Dessa forma, outro
técnico poderá ser direcionado para atender a demanda que estava agendada e
assim, evitar atrasados de todo o fluxo de atendimento.
Para o gestor, no sistema web, que pode
ser acessado por um tablet, computador ou notebook, é possível ter uma visão
geral do local onde todos os técnicos estão ao mesmo tempo, por meio de um
mapa. Ou seja, se o cliente questionar sobre a localidade do técnico, o gestor
terá acesso a essa informação naquele momento. Direcionar o profissional que
está mais próximo a uma chamada de última hora também é possível.
Outra vantagem é a digitalização da ordem
de serviço. Todas as informações incluídas diretamente no sistema proporcionam
rapidez não só no preenchimento, mas no acesso. Quando algum cliente estiver
com dúvida sobre os serviços anteriores, basta digitar o nome ou o número da
ordem, que as informações estarão acessíveis em menos de um minuto.
Diferentemente das empresas que ainda
arquivam as ordens de serviços em armários nos escritórios que ocupam espaço e
gastam com papel e tintas para impressão. Com todas as informações no
histórico, é possível o gestor fazer análises periódicas sobre o desempenho dos
técnicos e também da qualidade do serviço prestado.
E para o cliente que abre o chamado, os
benefícios são saber onde o técnico está e quando chegará. Essa função evita as
ligações frequentes com o questionamento sobre o horário que o técnico chegará
ao local. Além disso, tem acesso a foto do técnico com o nome, o que garante a
segurança de estar recebendo realmente alguém da equipe que foi acionada, o que
evita fraudes. O cliente também pode responder a um questionário de satisfação
sobre o serviço prestado e auxilia a empresa a manter sempre um alto padrão de
qualidade.
“Todas essas funcionalidades contribuem
para uma excelência no atendimento ao cliente, ao proporcionar maior agilidade
nas tarefas do dia a dia. Com os relatórios de produtividade de cada técnico, é
possível valorizar os pontos fortes e também focar na melhoria dos pontos
fracos do atendimento dessas equipes externas e fazer com que a empresa tenha
um reconhecimento pelo bom desempenho da equipe como um todo”, explica Eduardo
Santos, CEO da Field Control.
O sistema pode ser testado gratuitamente
por um período para adaptação da empresa e, consequentemente, usufruir da
facilidade que a tecnologia proporciona a todos envolvidos na operação: gestor,
técnicos e clientes.
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Até a próxima!
Créditos: Blog do Frio | www.blogdofrio.com
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