Consumo de energia elétrica está cada vez menor no Brasil.
A queda no consumo de energia elétrica em todo o Brasil, em 2015, está sendo a maior dos últimos 10 anos.
A conta de luz mais cara está fazendo com que os brasileiros economizem energia. E pelo ponto de vista da sustentabilidade, o aumento das tarifas até que é benéfico.
Como o preço da energia subiu muito, acima da média da inflação, os brasileiros estão tendo um desafio para diminuir o valor das contas, desligando da tomada, tudo que não estiver em uso, usando menos o ar-condicionado e as máquinas de lavar. Por conta disso, só em setembro, a queda no consumo foi de quase 3%, quando comparado ao mesmo período em 2014, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do governo federal.
Além das famílias, empresas e indústrias estão buscando formas de diminuir os gastos com energia elétrica, investindo em equipamentos novos e realizando campanhas para conscientizar clientes e funcionários. “As empresas não vão ter como repassar este preço para população. Então elas vão ter que fazer uma reengenharia interna e ver de que forma podem absorver isso”, afirma o supervisor técnico, do Dieese/PA Roberto Sena.
De acordo com especialistas em energia, a queda no consumo não é nada bom para a economia do País. “Tem uma relação crescimento econômico e consumo de energia elétrica. Isso demonstra o quê? Estoques, muitos estoques porque não está produzindo. Eu estou vendendo menos. Vai ter consequência os desempregos, vai ter consequência nas lojas, comércio fechando”, afirma o especialista em energia da UFRJ, Renato Queiroz.
O aumento médio das tarifas foi de 50% em todo o Brasil
Rio de Janeiro – 35%
Porto Alegre, Belo Horizonte e Goiânia – 40%
Distrito Federal – 55%
Curitiba e São Paulo – 70%
Rio de Janeiro – 35%
Porto Alegre, Belo Horizonte e Goiânia – 40%
Distrito Federal – 55%
Curitiba e São Paulo – 70%
Segundo a jornalista Miriam Leitão, “o ano de 2016 vai continuar tendo aumento de energia, menor do que neste ano, mas maior do que a inflação, porque tem as geradoras que reclamam que querem reajustes porque estão com prejuízos e tem outros aumentos que elas estão programando para o ano que vem. A energia está caindo no mundo inteiro por causa do preço do combustível, que caiu, só que no Brasil só sobe”.
Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail?Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.
Créditos: Web Arcondicionado.
Contato Mega Refrigeração:Telefone: (62) 3291-7005Whatsapp: (62) 9154-9334E-mail: megagyn@terra.com.brFacebook: www.facebook.com/megarefrigeracao14
Comentários
Postar um comentário