Ar condicionado central: como climatizar seu ambiente
Enquanto para climatização de grandes ambientes como shoppings, cinemas, prédios, edifícios, entre outros seriam necessárias grandes máquinas, como o chiller, por exemplo, em residências ou ambientes menores, é possível a utilização de outros aparelhos.
Tipo de aparelhos e possibilidade para climatizar seu ambiente
Uma central de ar pode ser montada com o sistema VRV (volume de refrigerante variável), mais conhecido no Brasil pela sigla VRF (do inglês “variable refrigerant flow”), ou com a instalação de dutos. Nos dois casos é possível obter uma distribuição mais uniforme do ar nos ambientes.
Ar-condicionado central com sistema VRF
A instalação é feita com uma potente condensadora (unidade externa) e duas ou mais evaporadoras (unidades internas), que podem ser ligadas simultaneamente ou separadamente. O fluido refrigerante utilizado nesse sistema é o HFC R-410A.
Como funciona o sistema VRF de central de ar
O sistema VRF, como o próprio nome diz, varia o fluxo do gás refrigerante, distribuindo o ar gelado de acordo com a capacidade que é solicitada por cada evaporadora.
Na prática, é como se fosse um multi-split residencial convencional, mas a diferença está na condensadora que é mais robusta e potente.
Capacidades de central ar no sistema VRF
Geralmente as potências do VFR são medidas em TR (Tonelada de Refrigeração), onde cada TR equivale a 12.000 BTU. Sendo assim, as potências costumam variar entre 2 e 100 TR.
Vantagens do ar central com sistema VRF
Não há consumo desnecessário de energia pois cada evaporadora pode operar de forma independente. Ou seja, cada ponto possui controle preciso de temperatura.
Não necessita de dutos ou casas de máquinas, esse sistema pode ser instalado em qualquer tipo de construção já existente, como os Split tradicionais.
Possui um baixo nível de ruído, quando comparado ao sistema de dutos.
Central de ar através de água gelada
Existem algumas condensadoras que utilizam água para refrigeração e como sua fonte de calor. Geralmente esse sistema não costuma ser utilizado em residências (a não ser que a casa seja imensa). Ele é mais comum em grandes edifícios ou estabelecimentos. Um exemplo é a VRV-WIII, da Daikin. Nesse sistema, a água é canalizada de uma torre de refrigeração ou caldeira até a condensadora e após a troca de calor, o refrigerante é canalizado a partir dela a cada evaporadora (unidade interna).
Central de ar com sistema de Dutos
Na instalação são fixados em área interna os dutos, a evaporadora e as grelhas. E a condensadora é instalada em um local aberto, onde haja circulação de ar, como nas instalações de ar-condicionado Split.
Como funciona o ar-condicionado dutado
Esse sistema capta o ar quente, filtra-o e joga-o de volta ao ambiente através de um ventilador centrifugo de alta pressão. O resfriamento do ar é realizado pelas serpentinas, onde fica o fluido refrigerante. E o gás refrigerante usado, na maioria das vezes, é o R-22.
Vantagens do ar-condicionado central com sistema de dutos
A grande vantagem do sistema de dutos é que ele pode climatizar vários ambientes sem prejudicar a estética do prédio, pois os dutos não precisam ficar visíveis. Porém, para isso é necessário que haja um bom espaço entre o forro e o teto.
Uma vantagem do sistema de dutos com relação ao sistema VRF, é que ele consegue climatizar de forma homogênea vários ambientes ao mesmo tempo.
Desvantagens do ar-condicionado central com sistema de dutos
O controle de temperatura é restrito a apenas um ponto, e essa é a principal desvantagem do ar-condicionado dutado, quando o objetivo não é climatizar todos os ambientes ao mesmo tempo. O resultado disso será um consumo excessivo de energia.
Por conta da dificuldade de limpeza, na maioria dos casos os dutos não são limpos.
O nível de ruído é maior do que o sistema VRF.
Preços de Ar-condicionado Central
Porém, essa diferença poderá ser diminuída na instalação, pois o custo para a instalação de dutos tende a ser mais elevado. As empresas que prestam esse serviço, muitas vezes, costumam fazer um orçamento completo, de acordo com a necessidade do cliente.
Marcas que comercializam produtos para um sistema de ar central
Daikin, Carrier, Mitsubishi, Hitachi, Trane e Gree são algumas das marcas que comercializam.
Conclusão: vale a pena ter um sistema de ar central em casa?
A resposta é: depende. Caso sua residência seja bem grande, onde será necessário climatizar vários ambientes, então pode ser viável utilizar um sistema de ar condicionado central. Para climatizar dois, três ou quatro ambientes, os aparelhos Multi-Split convencionais como Bi-Split, Tri-Split ou Quad-Split, por exemplo, atendem à demanda.
O ideal é sempre consultar um profissional capacitado para avaliar a necessidade do cliente e conforme a demanda, o custo de cada sistema também poderá interferir sobre a decisão mais adequada quando houver mais de uma opção.
Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail?
Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.
Créditos: Web Arcondicionado.
Comentários
Postar um comentário