Conceitos básicos de Refrigeração
O processo de refrigeração consiste em remover calor de um ambiente e liberá-lo em outro.
Um ciclo de refrigeração básico é composto por quatros equipamentos: Compressor, Condensador, Evaporador, Válvula de Expansão.
Compressor: É responsável por criar o fluxo de fluido refrigerante que percorre todo o sistema e de aumentar a pressão do mesmo.
Condensador: Transfere o calor do fluido refrigerante para o ambiente externo.
Evaporador: Transfere o calor ambiente interno para o fluido refrigerante.
Válvula de Expansão: É o dispositivo responsável pela queda de pressão do fluido proveniente do condensador.
Como funciona:
Processo 1 – 2:
O compressor comprime o vapor superaquecido proveniente do evaporador, aumentando a sua pressão e, consequentemente a sua temperatura.
Processo 2 – 3:
O vapor é direcionado para o condensador, onde irá liberar calor para o ambiente. Neste processo, o fluido é condensado e descarregado no estado líquido. É importante que o líquido seja sub-resfriado, para evitar que entre uma parcela de fluido no estado gasoso na válvula de expansão.
Processo 3 – 4:
O líquido sub-resfriado flui através da válvula de expansão e é descarregado na forma de uma mistura de líquido e vapor. Este componente funciona como uma restrição na tubulação, que causa uma queda na pressão do fluido.
Processo 4 – 1:
Esta mistura entra no evaporador, onde irá receber o calor proveniente da câmara frigorífica. Ao receber este calor, o restante do fluido no estado líquido evapora até o estado de vapor. É importante que este vapor seja superaquecido para evitar o risco de entrar líquido no compressor. Isso causaria o efeito “golpe de líquido”, o que iria danificá-lo.
Quer receber essas notícias e curiosidades direto no seu e-mail? Acesse: www.megarefrigeracao.com.br e se cadastre na nossa newslattler.
Créditos: Resfriando.
Comentários
Postar um comentário