NORMA MOSTRA COMO AGIR CERTO
Publicada em 2014, substituindo uma versão anterior de 1993, a norma ISO 5149-1:2014 tem como tema “Sistemas de Refrigeração e Bombas de Calor – requisitos ambientais e de segurança”.
Como todas as normas ISO (sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização), esse documento tornou-se referência para o tema. Por isso, os técnicos refrigeristas que querem acompanhar as melhores práticas precisam conhecer as suas principais recomendações.
A norma ISO 5149 especifica os requisitos referentes a aspectos ambientais e de segurança da operação, da manutenção e do reparo de sistemas de refrigeração. Descreve também o que deve ser feito para a recuperação, reutilização e destinação adequada de todos os tipos de fluidos refrigerantes, dos óleos lubrificantes, assim como dos sistemas de refrigeração e de suas peças e componentes.
Os principais aspectos da norma estão resumidos a seguir.
Instruções de operação
Profissionais responsáveis pela operação, supervisão e manutenção de sistemas de refrigeração devem ser adequadamente instruídos e ter a competência necessária para executar suas tarefas. Eles devem:
• Conhecer os requisitos de inspeção referentes a esses serviços;
• Ter conhecimento e experiência em relação ao funcionamento, à operação e ao monitoramento diário dos sistemas;
• Saber o processo de troca de tipo de fluido refrigerante, as propriedades e a forma de manuseio do refrigerante utilizado, assim como as medidas de segurança que devem ser observadas.
Cada sistema de refrigeração deve ter um livro para registrar detalhes de manutenção e reparos, quantidades, fontes e tipo (novo, reutilizado ou reciclado) de fluido refrigerante carregado ou transferido, trocas e substituições de componentes etc.
Reutilização e destinação
Todos os componentes e peças de sistemas de refrigeração devem ser recuperados, reutilizados ou destinados adequadamente, de acordo com as regulamentações de cada país. Para reduzir as perdas de fluidos refrigerantes, o técnico deve seguir o processo adequado para o seu manuseio e armazenamento e deve assegurar que os refrigerantes recuperados passem pelos testes necessários antes da sua reutilização.
Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.
Até a próxima!
Créditos: Refrigeration Club
Comentários
Postar um comentário