Sistema de resfriamento que funciona sem eletricidade




     A Universidade de Stanford nos Estados Unidos está atualmente testando uma tecnologia de refrigeração inovadora que usa o resfriamento radiativo do céu. O resfriamento radiante do céu é um mecanismo que permite o resfriamento a temperaturas abaixo do ambiente sem eletricidade ou evaporação da água.
     Nesta abordagem, o calor é passivamente rejeitado no espaço exterior, explorando o fato de que a atmosfera da Terra é parcialmente transparente para a radiação infravermelha térmica.
     Em um estudo 2014, os pesquisadores de Stanford mostraram as capacidades de resfriamento de uma superfície óptica semelhante ao espelho que estavam testando no telhado do Packard Building em Stanford. Outras pesquisas publicadas em setembro pela 2017 mostraram que um sistema envolvendo essas superfícies pode refrigerar a água a uma temperatura mais baixa que o ar circundante.
     Na verdade, no sistema testado pelos pesquisadores, os painéis cobertos nas superfícies ópticas especializadas poderiam reduzir consistentemente a temperatura da água de 3 para 5 ° C abaixo da temperatura ambiente durante um período de dias 3. Em uma simulação onde seus painéis cobriram o telhado de um escritório comercial no clima quente de Las Vegas, os cientistas calcularam que o sistema resfriado em painel salvaria 14.3 MWh de eletricidade, o que representa uma redução de 21% na eletricidade usada para refrigerar o edifício.
     “Esta pesquisa baseia-se no nosso trabalho anterior com o resfriamento radiativo do céu, mas leva-lo ao próximo nível.” Pela primeira vez, ele fornece uma demonstração de tecnologia de alta fidelidade de como o resfriamento radiante do céu pode ser usado para resfriar um líquido passivamente e, ao fazê-lo, conecte-o aos sistemas de resfriamento para economizar eletricidade “, disse Aaswath Raman, coautor sênior do artigo detalhando essa pesquisa, publicado no 4 de setembro da Nature Energy.
     O resfriamento radiante do céu é um processo natural que todos e todos fazem, como resultado dos momentos em que as moléculas liberam calor. Pode ser testemunhado no calor que sai de uma estrada, uma vez que esfria após o pôr-do-sol. Este fenômeno é particularmente notável em uma noite sem nuvens porque, sem nuvens, o calor que irradiamos e tudo ao nosso redor pode chegar mais facilmente através da atmosfera da Terra, aos limites vastos e frios do espaço.
     Neste momento, os pesquisadores estão medindo a energia economizada quando os painéis são integrados com sistemas tradicionais de ar condicionado e refrigeração em instalações de teste; Fan, Goldstein e Raman estão otimistas de que esta tecnologia irá encontrar ampla aplicação nos próximos anos. Os pesquisadores se concentram em fazer seus painéis facilmente integrados com os sistemas padrão de ar condicionado e refrigeração e estão particularmente entusiasmados com a perspectiva de aplicar sua tecnologia para a séria tarefa de refrigerar data centers.


Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.


Até a próxima!




Créditos: Frigocenter | www.frigocenter.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas