Ar-Condicionado para barcos de esporte e recreio
Com grande apelo para o conforto a bordo,
os barcos de esporte e recreio utilizam unidades de ar-condicionado compactas
com condensação a água para climatização dos ambientes. O calor do barco é expelido
no mar através de trocas de calor pelo sistema de ar-condicionado.
Tudo começa por uma bomba que capta a água do mar, filtra, passa pelo
condensador do sistema de ar-condicionado, geralmente condensador tubo/tubo,
realiza a troca de calor e em seguida devolve a água ao mar. A bomba em si, do
tipo centrifuga tem sua capacidade dimensionada de acordo com a capacidade da
unidade de ar-condicionado:
Como regra básica: 4 gpm de fluxo de água para cada 12.000 btu/h do sistema de ar-condicionado.
A bomba de água é posicionada abaixo da linha d’água e constituída de material inoxidável, assim como suas conexões de mangueiras e acessórios. A entrada de água externa do sistema deve ficar o mais próximo possível da quilha, para evitar que durante o balanço da navegação a entrada fique exposta e puxe ar para o sistema, bem como evitar o bloqueio através dos próprios acessórios do barco. Por sua vez, a descarga do sistema deve ser acima da linha da água para inspeção do correto funcionamento da bomba e do sistema.
Para barcos com até
12 metros de comprimento (40 pés), mini self-containeds tornam-se
ideais devido ao baixo custo de instalação e manutenção. Com condensador a água
do tipo tubo/tubo, compressor, válvula de expansão, evaporador e ventilador em
um único conjunto, alocados em uma bandeja de contenção.
Para barcos medianos
com até 24 metros (80 pés) onde é necessário climatizar múltiplos
ambientes, o sistema tipo Split é o mais utilizado. Uma unidade
condensadora supre até 4 evaporadores com expansão direta, a condensadora é
instalada na praça de máquinas também com condensador a água do tipo tubo/tubo,
porém limitada a 50 metros de tubulação entre evaporadores e unidade
condensadora.
Um manifold faz
a ramificação entre a condensadora e evaporadores, estes evaporadores podem
jogar o ar diretamente no ambiente ou também utilizar dutos flexíveis para
distribuição do ar. Para controle de temperatura, cada evaporador pode ter seu
próprio termostato. São oferecidos nas configurações 115V/60Hz, 230V/60Hz e
230V/50Hz, com refrigerante R-410A e capacidade de até 80.000 btu/h.
Para super yachts e
veleiros acima de 30 metros (100 pés) com
várias suítes, acomodações e áreas de lazer é necessário empregar unidades chillers,
que suprem vários manipuladores de ar ao longo do casco com água gelada.
Diferentemente dos
sistemas de ar-condicionado com mini self-contained e split system
onde é utilizada apenas uma bomba de água, o sistema chiller emprega
duas bombas que trocam calor entre si, mas com circuitos separados:
Circuito 1 /
bomba 1 / Água doce: Este circuito
circula a água gelada (potável) da unidade chiller até os manipuladores
de ar nos ambientes a serem climatizados, fazendo a troca de calor entre
ambientes e unidade chiller.Circuito 2 / bomba 2 / Água salgada: Este circuito traz a água do mar até a unidade chiller, que por sua vez transfere o calor obtido do circuito 1 (proveniente dos ambientes do barco) para o circuito 2, devolvendo a água para o mar com o calor do barco.
São oferecidos nas configurações 230/380/460V-3PH-60Hz, também com refrigerante R-410A e capacidade de até 180.000 btu/h. Além de compactos, estes pequenos chillers também são modulares, podendo ser conectados em série e dobrando ou triplicando a capacidade frigorifica do sistema.
A escolha de um sistema
de ar-condicionado para barcos de esporte e recreio depende de vários fatores;
o tamanho do barco, espaço para maquinário, número de ambientes, número de
pessoas, capacidade do barco de fornecer energia, autonomia e custos.
As condições do
local de navegação também influenciam diretamente o sistema; a navegação em
águas rasas, quentes ou poluídas pode comprometer o sistema por baixa
eficiência e até mesmo por alta pressão, sendo assim, a temperatura
ideal da água do mar deve estar entre 15°C e 32°C, tipicamente o que acontece
no Brasil.Lembrando que os tipos de equipamentos de ar-condicionado aqui citados podem variar suas configurações e capacidades de acordo com cada fabricante. Para quem quiser se aprofundar mais, sugiro uma visita no site da Dometic, líder no segmento.
Fontes consultadas:
Product Guide – Dometic Marine Air (L-0002 / Rev. 20150522)
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Até a próxima!
Créditos: Rafael Reinert | www.linkedin.com/in/reinert-hvac
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