Com variação de velocidade, chiller economiza até 40% de energia




     O uso racional de energia e o emprego de novas tecnologias de comunicação são temas constantemente discutidos para reduzir o consumo de energia.
     Especialista em equipamentos de refrigeração industrial e hospitalar, o Grupo Friotec assumiu o desafio de projetar um equipamento robusto, com a mais alta eficiência energética, seguindo rigorosamente o padrão de fabricação da empresa e que possuísse as melhores e mais novas tecnologias de refrigeração e de controle aplicadas a chiller.

     Assim, a empresa concebeu o Chiller Friotec TF-400 AR, equipamento de resfriamento de água que pode ser aplicado em diversos segmentos, tais como indústrias de transformação de plástico, de alimentos, bebidas e outros segmentos.
     A máquina utiliza diversos produtos fornecidos pela Danfoss, tais como compressores scroll com velocidade variável VZH-170, conversores de frequência CDS303, resistência de cárter e sensor de nível do óleo dos compressores, separador de óleo, válvulas de expansão eletrônica ETS com controladores EKC, transdutor de pressão AKS-12 e trocadores de calor micro canal, entre outros componentes.
     Com a adoção dos compressores VZH, todos os motores do chiller contam com variação de velocidade (bomba d’água, ventiladores e compressores), proporcionando economia de energia de até 40%. Este chiller, informa a Danfoss, será utilizado na aplicação em Tandem (compressores em paralelo).
     “Temos três circuitos no total, em que cada circuito é composto por um compressor variável VZH-170 e um compressor fixo SH-240”, explica Leandro Silva, engenheiro de vendas da Danfoss.
     “Primeiramente é ligado o compressor variável (VZH), que chega até a velocidade máxima de 6 mil rpm. Se ainda o sistema necessitar de mais carga térmica, o VZH irá diminuir a velocidade, chegando em torno de 4,2 mil rpm. Então entra em ação o compressor fixo (SH) com sua capacidade máxima”, diz Marcelo Nicolau, especialista em aplicação de velocidade variável da Danfoss.
     “Assim, os dois compressores trabalham juntos até alcançar o set point programado no sistema e, quando a carga térmica estiver próximo deste setpoint programado, o compressor fixo se desliga e somente o compressor variável fica ligado fazendo toda a modulação no sistema e mantendo sempre a carga térmica”, acrescenta.
     O Chiller TF-400 AR foi fabricado com tratamento especial para garantir a resistência à corrosão nos condensadores e no gabinete com revestimento à base de zinco. Os compressores contam com enclausuramento acústico e os trocadores de calor a placas são do tipo brasado.
     O equipamento do Grupo Friotec também tem bombas d’água operacional e reserva, proteções extras nos principais componentes, módulo de comunicação remota e rodízios especiais para máquinas pesadas, bem como controle de condensação feito por meio de inversores de frequência nos motores dos ventiladores.


Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.




Até a próxima!


Créditos: Blog do frio  |  www.blogdofrio.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas