LIMPEZA DE TUBULAÇÕES
O uso de substâncias como
gasolina, álcool e thinner provoca sérios problemas.
Nas redes sociais, em grupos de
refrigeristas, tem sido comum encontrar postagens defendendo o uso de gasolina,
thinner, diversos tipos de álcool (isopropílico, metílico e outros), acetona e
até óleo de cozinha para limpar tubulações em equipamentos de refrigeração.
Normalmente, o problema relacionado à utilização dessas substâncias é o
entupimento do tubo capilar.
Vamos
deixar claro aqui que o uso dessas substâncias não é recomendado.
Elas podem reagir com elementos como o óleo, o fluido refrigerante, as borrachas,
os metais e outros materiais presentes no refrigerador, provocando sérios
problemas.
Essa
solução improvisada pode até inutilizar o compressor, além de provocar outros
danos (incluindo a corrosão da própria tubulação). Portanto, bons profissionais não recorrem a essas substâncias.
É
preciso lembrar, por exemplo, que o álcool – que também está presente na
gasolina – contém alto grau de umidade. O filtro secador em geral retém essa
umidade, mas já terá de ser trocado. Além disso, possui acidez muito alta,
podendo causar reações químicas altamente nocivas aos componentes.
No
que se refere especificamente aos problemas provocados pelo entupimento do tubo
capilar por gelo, a causa é a umidade. Porém, não adianta usar álcool e outras
substâncias anticongelantes: elas não têm o poder de neutralizar os efeitos da
umidade, evitando somente a obstrução do tubo capilar com gelo, porque baixam a
temperatura de congelamento da umidade (água). Em relação a esse aspecto, é
importante fazer um alerta adicional: o uso de substâncias anticongelantes não aprovadas leva à perda da
garantia.
O
fato é que um refrigerista experiente normalmente percebe um cheiro estranho,
diferente do usual, quando foi usada uma das substâncias mencionadas no
primeiro parágrafo. Nesse caso, o ideal é explicar ao cliente o que aconteceu,
mostrando a ele como isso prejudica o sistema e provoca a perda de garantia.
Pode-se também oferecer a solução para o problema, com uma boa limpeza.
A
limpeza de tubulações recomendada pela Embraco deve ser feita com o uso do
fluido refrigerante R141b, que funciona como um solvente, sem deixar resquícios
nem causar danos. O problema é que esse fluido está sendo gradualmente retirado
do mercado, pois é um HCFC. Já existem substitutos para ele no mercado, mas seu
preço por quilo ainda é alto.
Deve
ser destacado que, para qualquer outra substância ser aprovada pela Embraco
para essa limpeza, ela deve passar por testes químicos em seus
laboratórios.
Uma
solução alternativa que funciona é passar uma carga de R134a para essa limpeza,
ou uma carga de outro fluido refrigerante, desde que seja o mesmo utilizado no
sistema.
Além
do solvente a ser utilizado, é preciso saber como fazer essa limpeza. Mais
abaixo, apresentamos um resumo dos seis procedimentos básicos que devem ser
seguidos. Depois, é só fazer uma carga de nitrogênio para eliminar
eventuais resíduos de solventes.
Vácuo e limpeza
Um
vácuo bem feito evita, em boa parte das vezes, a necessidade de limpeza. Esse
processo deve ser feito sempre que houver a troca do compressor e quando for
detectada a presença de umidade.
A
orientação para um vácuo bem feito é utilizar uma bomba que atinja 500 micra,
com uma capacidade de 3 CFMs ou mais. O processo deve ser feito tanto pelo lado
de baixa pressão do sistema, conectado ao passador de processo, quanto pelo
lado de alta pressão do sistema, no tubo extra do filtro secador. Para ter os
melhores resultados, além das orientações acima, o vácuo deve ser mantido por
20 minutos após atingir o nível esperado.
1. Soldar o
tubo conector na linha de conexão do sistema.
2. Carregar
um cilindro com aproximadamente 500 ml de solvente ou agente de limpeza
recomendado.
3. Acoplar o
cilindro com solvente no conector da linha de sucção.
4. Acoplar
um cilindro de nitrogênio (N2) no cilindro que contém o solvente, com ajuda do
manifold, e colocar a ponta do capilar dentro de um recipiente para receber o
solvente usado.
5. Liberar o
nitrogênio a aproximadamente 50 PSI e abrir o registro do cilindro que está com
o solvente.
6. Aguardar
a saída do solvente pela tubulação até sair apenas o nitrogênio na ponta do
capilar.
Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais dicas e novidades sobre Refrigeração.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário